NOTÍCIAS
14/05/2018

“Valorização dos professores é fundamental para uma educação de qualidade”, comenta deputado Fábio Braga

A educação do Maranhão é novamente pauta do discurso do deputado Fábio Braga, que utilizou a tribuna desta quinta-feira (10) na Assembleia Legislativa para falar sobre a situação das escolas em alguns municípios do Estado, especialmente em Vargem Grande.

icone-whatsapp
“Valorização dos professores é fundamental para uma educação de qualidade”, comenta deputado Fábio Braga

A educação do Maranhão é novamente pauta do discurso do deputado Fábio Braga, que utilizou a tribuna desta quinta-feira (10) na Assembleia Legislativa para falar sobre a situação das escolas em alguns municípios do Estado, especialmente em Vargem Grande.

“Eu citava que nas administrações passadas, nas últimas, Vargem Grande saiu no noticiário nacional por conta de escolas ainda de taipa, barracões, o que fez com que eu o prefeito na época, o Dr. Miguel, fossem a Brasília e sempre reivindicassem e colocassem na pauta de reivindicações prioritárias do município de Vargem Grande sobre a questão da infraestrutura escolar”, afirma o deputado.

Fábio Braga destaca que estas reivindicações dos representantes fizeram com que a cidade recebesse recursos para várias escolas e creches serem construídas, assim como quadras esportivas, trazendo um avanço e ganho substancial na infraestrutura educacional nesse período. O deputado fala ainda que foram criados novos planos de carreiras e os salários de professores tiveram um ganho para que essa classe pudesse desenvolver cada vez melhor o seu papel.

“Entendo que a educação parte do princípio de uma boa infraestrutura, não só uma questão de uma boa sala de aula, de uma boa quadra esportiva, mas também de adequar o bom funcionamento do sistema escolar por meio de uma boa remuneração, da valorização dos professores, da valorização dos funcionários, os secretários e os diretores de escola que fazem com que a questão da educação seja, além de uma prioridade, algo a ser conservado pelos municípios com boas remunerações, com boa qualidade na infraestrutura”, explica Fábio Braga.

Reivindicações dos professores

Recentemente a cidade de Vargem Grande passou por uma greve na rede educacional, onde houve uma divergência entre o sindicato e a prefeitura em relação ao aumento dos professores. Para Fábio Braga, toda reivindicação é justa, e o que os professores pedem é razoável e pode ser colocado à mesa de negociação.

“Entendo que a discordância, principalmente a principal delas é no sentido de que o reajuste seja feito em cima do piso do município e não da questão do piso salarial nacional. E aí volto a afirmar: Vargem Grande teve um ganho na infraestrutura nos últimas administrações por conta também de várias e várias reivindicações da população, dos professores, de toda a classe que faz a educação de Vargem Grande, inclusive com papel determinante do sindicato. Teve um ganho também na questão salarial, fazendo com que Vargem Grande fosse, e é atualmente, um dos municípios que paga bem melhor os professores, a remuneração de professores”, fala o deputado.

Para Fábio Braga, é importante que ambas as partes cheguem a um consenso, para que haja um equilíbrio entre o sindicato dos professores e a Prefeitura, através da sua Secretaria de Educação e, assim, todos possam se comprometer com o principal: que é o cumprimento do ano letivo.

“Nós temos que saber que essas discordâncias podem existir e devem existir para se fomentar cada vez mais a questão de melhoria de educação. Mas, entendemos também que os estudantes e todos aqueles que precisam de uma boa educação têm necessariamente que cumprir o ano letivo”, explica o deputado, que afirma que a Secretaria de Educação pode atender os interesses do Sindicato de forma que todos saiam satisfeitos.

“Temos que ter a coerência de saber que educação se faz com qualidade e principalmente com boa remuneração de professores, além da boa infraestrutura escolar. E nós entendemos mais ainda que qualquer discussão que seja nesse sentido precisa ser negociada para que se chegue a um consenso o mais rápido possível”, diz Fábio Braga.

O deputado ainda destaca que manteve contato com o prefeito da cidade de Vargem Grande e que foi feita uma nova rodada de negociações com os professores para chegar ao fim da greve e prosseguir com o ano letivo nas escolas. “Entendo que a melhor forma de uma boa educação é ter os trabalhos continuados sem paralisações ou transtornos tanto para os estudantes quanto para os professores e a rede educacional em geral”, finaliza.


© 2023 Deputado Estadual Fábio Braga - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por AM Agência Virtual