NOTÍCIAS
01/12/2017

Assembleia sedia II Workshop de Convergência em Tecnologia da Informação, Automação e Comunicação

O avanço tecnológico nos setores da comunicação e automação foi destaque no II Workshop de Convergência em Tecnologia da Informação (TIAC), Automação e Comunicação, que aconteceu nesta quinta-feira (30), no Auditório Neiva Moreira, na Assembleia Legislativa.

icone-whatsapp
Assembleia sedia II Workshop de Convergência em Tecnologia da Informação, Automação e Comunicação

Por Andressa Valadares / Agência Assembleia

O avanço tecnológico nos setores da comunicação e automação foi destaque no II Workshop de Convergência em Tecnologia da Informação (TIAC), Automação e Comunicação, que aconteceu nesta quinta-feira (30), no Auditório Neiva Moreira, na Assembleia Legislativa. O evento foi uma iniciativa da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), com apoio do deputado Fábio Braga (SD). Na ocasião, o parlamentar foi homenageado pela contribuição dada ao desenvolvimento do estado.

O workshop reuniu estudantes, profissionais, pesquisadores e gestores de instituições ligadas à tecnologia, comunicação e engenharias. O objetivo foi discutir e apresentar um panorama dos avanços tecnológicos nos setores de comunicação, automação e tecnologia da informação, sob o espectro da convergência entre essas áreas.

“Na realidade, a gente vive em um mundo que mudou, e algumas mudanças universidades, às vezes, têm essa dificuldade. Um centro de inovação, mas que às vezes é muito resistente a algumas mudanças. Talvez o nosso curso, por ser um curso novo, tenha uma maior facilidade”, afirmou o professor Rogério Moreira Lima, diretor do curso de Engenharia da Computação da Uema.

O deputado Fábio Braga recebeu do presidente da Associação Brasileira de Telecomunicações, Luiz Eduardo Rocha, um diploma de reconhecimento pelas ações e benefícios prestados ao desenvolvimento das telecomunicações. O parlamentar também frisou que, atualmente, o dia a dia das pessoas é muito voltado para a tecnologia, desde a hora que acorda até a hora que vai dormir.

“Essas atividades que são propiciadas através da tecnologia são cada vez mais discutidas, porque a tecnologia é algo que não é feito no presente, mas para o futuro. Cada dia você tem um novo tipo de informação e nova velocidade. O papel da Assembleia é promover a discussão da qualidade desses serviços que são prestados à população”, assinalou.

Braga também frisou que a interação entre as universidades, os órgãos públicos e a iniciativa privada vai fazer com que cada estado tenha a sua própria rede. “Eu tenho ouvido muito dos governantes municipais que cada vez mais tem que ser colocado um número maior de informação e de sistemas, que possam proporcionar maior acesso da população à tecnologia”, disse.

Gustavo Pereira, reitor da Uema, agradeceu o apoio permanente do Legislativo na aprovação de matérias de interesse da comunidade acadêmica, como também na cessão dos espaços para a realização de eventos tão importantes. O reitor destacou ainda a importância da criação de uma rede de conhecimento para impulsionar o desenvolvimento no estado.

“Nós vivemos no Maranhão um momento muito promissor, onde temos capacidade e inteligência instalada, para começarmos a discutir, em conjunto, os avanços na fronteira da ciência que nós fazemos no Maranhão. Um papel preponderante não só das universidades, mas dos setores produtivos, das organizações especializadas, entidades de classe e todos aqueles que têm por finalidade usar o conhecimento como um benefício humano”, completou.


© 2023 Deputado Estadual Fábio Braga - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por AM Agência Virtual