NOTÍCIAS
12/05/2017

Deputado Fábio Braga fala sobre sua trajetória de vida no programa Retrato

O deputado foi o entrevistado dessa segunda-feira, dia 8, pela jornalista Maria Assunção, que dirige o Programa Retrato da TV Assembleia.

icone-whatsapp

O deputado Fábio Braga foi o entrevistado dessa segunda-feira, dia 8, pela jornalista Maria Assunção, que dirige o Programa Retrato da TV Assembleia e, numa entrevista de meia hora, discorreu sobre a trajetória de sua vida desde os tempos de criança, na cidade de Vargem Grande, onde conheceu as primeiras letras na escola paroquial, até os dias hoje, quando desenvolve seu terceiro mandato de deputado estadual.

O bate-papo transcorreu num clima alegre e descontraído, e se fosse possível resumir a história de vida do parlamentar numa só frase esta seria “A persistência é o caminho do êxito”.

Ele mostrou o que foi sua infância no interior, falou dos amigos, das brincadeiras, dos questionamentos e destacou a determinação de sua mãe, que decidiu mandá-lo com apenas dez anos de idade estudar em São Luís juntamente com uma irmã também menor, a fim de que pudessem se preparar melhor para os desafios da vida, mesmo Dona Chiquita enfrentando a distância, as saudades, as preocupações de mãe, as dificuldades de comunicação da época, e o medo de um ambiente sempre hostil de uma cidade grande, sobretudo para alguém que apenas se iniciava na vida.

Mas o menino não se intimidou e seguiu seus estudos, passou no vestibular de direito da Universidade Federal do Maranhão, envolveu-se em política estudantil, estagiou em escritórios de advocacia, advogou profissionalmente, dirigiu órgãos públicos no estado e participou da administração do CEUMA, quando a universidade ainda dava seus primeiros passos aqui no Maranhão e os obstáculos eram enormes até mesmo para contratar professores qualificados.

Fábio Braga lembrou das dificuldades enfrentadas pelo fundador da Universidade, engenheiro Mauro Fecury, e falou do seu pioneirismo para dinamizar o ensino universitário alternativo no estado, creditando o sucesso também ao corpo funcional, aos professores e aos alunos, cada qual dentro das suas especificidades.

Não esqueceu de mostrar o respeito, a interação e a harmonia que preside as relações dentro de sua casa, cada um fazendo sua parte e contribuindo para o fortalecimento da família.

Finalmente o deputado falou do seu envolvimento com a política pelas mãos da sua tia Madalena Braga, ex-prefeita de Nina Rodrigues, e da Dra. Ana, ex-prefeita de Vargem Grande, que lhe possibilitaram desenvolver projetos sociais em ambas prefeituras, projetos esses que ainda hoje existentes naquelas cidades.

Aproveitou para mostrar que está antenado com a economia maranhense e discorreu com propriedade sobre as diversas atividades que se desenvolvem no estado, e que têm grande potencial de crescimento, como a caprinocultura, a pecuária bovina, o turismo, o agronegócio, a piscicultura da baixada e a agricultura familiar.

Fábio Braga revelou, ainda, sua preocupação com a infraestrutura logística de que tanto o Maranhão carece, lembrando que tem pedido sistematicamente ao governador, o asfaltamento de rodovias importantes para o desenvolvimento do Estado, sobretudo no entorno das Microrregiões do Itapecuru e do Baixo Paraíba, no seu entendimento, áreas de fundamentação importância para o crescimento de atividades com grande capacidade de geração de emprego e renda, e lembrou, também, da Baixada Maranhense ainda pouco explorada mas, com recursos naturais extraordinários para produzir alimentos de origem animal, como pescado, por exemplo.

E concluiu sua entrevista destacando o parlamento como um dos mais importantes canais de ligação entre o cidadão com suas queixas, com suas angustias, com suas esperanças e os governantes, com os compromissos de trabalhar em prol das necessidades fundamentais do cidadão.

© 2023 Deputado Estadual Fábio Braga - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por AM Agência Virtual