NOTÍCIAS
22/04/2016

Deputado Fábio Braga incentiva aumento da cadeia produtiva da Ovinocaprinocultura no Maranhão

O deputado Fábio Braga (SD) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na quarta-feira (20), para relatar que participou, na terça-feira (19), na Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), de reunião presidida pelo secretário Adelmo Soares, para debater a Cadeia Produtiva da Ovinocaprinocultura, acompanhado do deputado Levi Pontes (PCdoB), de membros do Governo Federal e do Governo Estadual bem como de representantes dos municípios da Região do Baixo Parnaíba.

icone-whatsapp

data-cke-saved-src=http://al.ma.gov.br/fotos/72a79e9121443a915f5238856c2be61b.jpgO deputado Fábio Braga (SD) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na quarta-feira (20), para relatar que participou, na terça-feira (19), na Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), de reunião presidida pelo secretário Adelmo Soares, para debater a Cadeia Produtiva da Ovinocaprinocultura, acompanhado do deputado Levi Pontes (PCdoB), de membros do Governo Federal e do Governo Estadual bem como de representantes dos municípios da Região do Baixo Parnaíba.      

Participaram igualmente dos debates representantes do Ministério da Integração Nacional e do Ministério do Desenvolvimento Social (expondo importantes programas de distribuição de água, de apriscos, de cisternas e de cadeias de produção). Estiveram, também, presentes ao evento, delegações da Embrapa, da UEMA, da Aged, da Agerp, do polo da Universidade Federal de Chapadinha e de várias Secretarias Estaduais e Federais, relacionadas aos sistemas de produção e proteção da saúde animal.

Em sua fala, Fábio Braga destacou que no mapa desta importante Cadeia Produtiva da Ovinocaprinocultura, no Maranhão, estão distribuídos os municípios de Água Doce, Anapurús, Araioses, Belágua, Brejo, Buriti, Chapadinha, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Santana do Maranhão, Santa Quitéria do Maranhão, São Bernardo, Tutóia, Urbano Santos e a terra natal do deputado, Vargem Grande.     

ROTA DO CORDEIRO

O parlamentar comentou que foi debatida a inclusão do Maranhão na Rota do Cordeiro, que já está implantada no polo do Ceará. Segundo ele, o objetivo da reunião foi promover a profissionalização da cadeia produtiva da Ovinocaprinocultura maranhense e o desenvolvimento do subsistema de insumo, produção, processamento e comercialização, que viabilizará um resultado maior na quantidade de carne de caprinos para abate e a inspeção de matadouros e frigoríficos.          

Durante a reunião, Fábio Braga expôs ao secretário Adelmo Soares, aos representes dos Ministérios da Integração Nacional e do Desenvolvimento Social, às comitivas de bancos internacionais e às demais autoridades presentes, a necessidade de fazer um diagnóstico do Itapecuru e do Baixo Parnaíba, a fim de promover o aumento da cadeia produtiva da Ovinocaprinocultura nessas regiões, que já recebem incentivos da política do governador Flávio Dino.

Fábio Braga afirmou que se for ofertado aos pequenos produtores recursos financeiros, assistência técnica dos governos Federal e Estadual e das universidades e órgãos de pesquisas, a cadeia produtiva da Ovinocaprinocultura maranhense vai melhorar e aumentar a produção. “Quem ganha com isso é a população, que terá uma carne de origem e qualidade fiscalizada pelos governos Federal e Estadual refletindo, sobretudo, na saúde humana”, afirmou.  

© 2023 Deputado Estadual Fábio Braga - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por AM Agência Virtual